Quisemos sair um pouco da zona de conforto e criar um vinho a partir de uma casta que, ao contrário da maioria das que utilizamos na produção dos nossos vinhos, não é originária da região dos Vinhos Verdes.
Após vários anos de experiências, decidimos lançar um vinho que se afasta de todos os outros que integram o nosso portefólio: um monocasta produzido 100% a partir da casta de origem francesa Sauvignon Blanc.
Esta casta é originária das regiões de Bordeaux e do Vale de Loire, em França, e é uma das mais cultivadas em todo o Mundo, totalizando de cerca de 200 mil hectares de vinha plantados.
E porque é que escolhemos esta casta?
Para destacar a versatilidade da sub-região de Basto e da região dos Vinhos Verdes, mostrando o excelente potencial de desenvolvimento desta casta no terroir da Quinta de Santa Cristina. Além da sua notoriedade em todo o mundo, o que é, claramente, um ponto a favor, é uma casta que não passa despercebida, fazendo com que os seus vinhos persistam na boca e na memória de quem os prova.
No que toca às suas características ampelográficas, a casta Sauvignon Blanc apresenta folhas recortadas e cachos medianos, compactos e cónicos, com bagos amarelados. A sua maturação é precoce, fazendo com que seja uma das primeiras variedades a ser colhida. Após a seleção dos melhores cachos e entrada na adega, o seu mosto fermenta a temperatura controlada de forma a preservar os seus delicados aromas. Depois da fermentação, parte do seu tempo de estágio é passado em barrica de acácia, o que lhe confere alguma complexidade, mas sem mascarar a casta.
No momento da prova, o Sauvignon Blanc surpreende-nos pela sua elegância, mas, ao mesmo tempo, pela sua complexidade e intensidade de boca. Branco de aspeto citrino, este vinho tem no nariz a presença de notas florais e algumas especiarias. Na boca demonstra-se envolvente, com alguma estrutura, fresco e com um final longo e muito agradável.
Na mesa, o Quinta de Santa Cristina Sauvignon Blanc liga bem com peixes delicados, como rodovalho ou bacalhau fresco e alguns moluscos, como ostras ou lulas. É também uma ótima opção para acompanhar queijos não muito curados.
Já está a ficar com água na boca? 🤤
Brevemente poderá adquirir o seu Quinta de Santa Cristina Sauvignon Blanc e desfrutar de um bom momento na sua companhia!
Grandes Vinhos Criam Grandes Memórias
Sem comentários