Castas

Batoca, a menina dos nossos olhos

Casta Batoca Quinta de Santa Cristina

A casta Batoca é uma casta especial… Apesar de a sua produção não ser particularmente fácil, consegue encontrar as condições ideais nos solos da Quinta de Santa Cristina. Porque será a casta Batoca a menina dos nossos olhos?

Batoca é uma casta proveniente e recomendada na sub-região de Basto da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, onde encontra o seu máximo potencial de qualidade. Antigamente, os produtores da região utilizavam comummente a casta Batoca na produção dos seus vinhos, porém, sendo uma variedade muito propícia ao desenvolvimento de doenças, por vezes chegava a época da vindima e as uvas não se encontravam nas condições ideais para se efetuar a sua colheita e posterior vinificação. Dada a continuidade deste infeliz acontecimento, foi-se deixando de produzir até que se tornou extinta.

No que diz respeito às suas particularidades ampelográficas, a casta Batoca apresenta:

🍁 Folhas grandes, de cor verde muito clara, bolhosas e fracamente cerdosas na página inferior.

🍇 Cachos grandes (alguns podem chegar aos 2kg!), compactos e volumosos de pedúnculo curto. Bagos grandes e uniformes, de cor verde amarelada. Película espessa e polpa rija pouco suculenta.

A casta Batoca é muito vigorosa, de produção média dado o tamanho dos cachos. A sua maturação caracteriza-se por mediana, de abrolhamento e floração médios a tardios.

Relativamente à sua produção, orgulhamo-nos de ser o único produtor de um vinho monocasta de Batoca!

O processo inicia-se pela colheita e seleção dos melhores cachos, seguindo-se o transporte para adega. Aqui, colocam-se os cachos em prensas pneumáticas, onde ficam durante cerca de 1h30, para se extrair o mosto. Após este período, transfere-se o mosto para as cubas de aço inoxidável, onde terá lugar a fermentação a temperatura controlada.

🍷 Notas de Prova

O Quinta de Santa Cristina Batoca, elaborado exclusivamente de uvas desta casta, apresenta-se límpido, de aroma intensamente frutado com notas de fruto de árvore como maçã, pera e algum citrino. Na boca revela-se suave e equilibrado, com uma frescura bem vincada e refrescante. Por si só, é ótimo num final de tarde com amigos, porém também acompanha na perfeição entradas, pratos de carne e peixe não muito condimentados.

Se ainda não o experimentou, convidamo-lo a visitar-nos e a usufruir desta experiência in loco.

Saúde!

Grandes Vinhos Criam Grandes Memórias

Sem comentários

    Deixe um comentário